Postagens em Comida & Emoção
Dietas restritivas funcionam?

Quando se estabelece que existe um horário específico para se alimentar, o comer se torna quase uma obrigação - e, como tal, vai sendo dissociado do prazer. Pode-se começar, então, um ciclo complicado, que inclui a frustração por não cumprir com essas metas, sensações de insatisfação, fome, triste, culpa, só para citar alguns.

Leia mais
Os riscos de vilanizar os alimentos

Quando falamos em nutrição, é bem comum que automaticamente façamos a associação entre comida e dieta restritiva. Isso acontece porque estamos lidando com uma indústria que, há décadas, relaciona magreza a saúde e bem-estar. E, no que diz respeito a essas dietas, os alimentos são divididos entre “permitidos” e “proibidos”. Assim, a relação com a comida já começa a sofrer uma mudança.

Leia mais
Relação entre comida e sentimento

A alimentação está relacionada com o cérebro e, por consequência, com a nossa capacidade cognitiva. Para além do paladar, com outros sentidos, como a visão e o olfato, e envolve fatores de ordem pessoal e coletiva, próprios da cultura em que a pessoa está inserida. Por isso, comer está relacionado também com as emoções - boas ou ruins - e ao humor.

Leia mais
Como tornar o comer uma experiência positiva na infância?

Nem sempre alimentar uma criança é tarefa fácil. Alguns pequenos apresentam resistência para comer, seja por rejeitarem alguns alimentos específicos ou por não quererem ingeri-los nos horários determinados pelos tutores. No período de férias, então, isso pode ser ainda mais difícil, com o desejo constante por diversão e, também, por alimentos como doces, processados, entre outros.

Leia mais
Street Food: a relação entre comida e identidade

“Street Food”, da Netflix, é uma dessas séries que você começa e não consegue parar - e, quando acaba, já fica querendo mais. O documentário percorre vários países para mostrar a comida de rua desses locais - e como alguns pratos, insumos e hábitos alimentares são indissociáveis da cultura de um povo. É uma forma de viajar sem sair de casa e de conhecer outras formas de ver o mundo.

Leia mais
Como encontrar a saciedade na alimentação?

É como se abundância e restrição fossem os únicos dois espectros com o qual nos relacionamos e, assim, esquecemos que é possível encontrar um caminho no qual o nosso bem-estar é ditado por nós mesmos e pelas necessidades reais do nosso corpo e nosso emocional. Falo muito aqui do comer intuitivo, e o respeito às vontades do nosso corpo.

Leia mais
O tribunal da internet e como a alimentação virou alvo de controle

Nessa arena virtual, a padronização dos corpos e das formas de se portar têm gerado uma pressão enorme em pessoas de várias idades, entre elas crianças e adolescentes.

A alimentação, nesse contexto, vira uma forma de controle e uma moeda de troca: bombardeados de fotos de comidas, de restaurantes, do prazer de se alimentar, também somos apresentados ao oposto, à culpabilização por comer certos alimentos e por ter corpos que possam estar fora das regras estabelecidas pela indústria da beleza.

Leia mais
Infância e relação com a alimentação

Quando falamos em alimentação na infância, geralmente surgem muitas regras. Por se tratar de uma fase importante do desenvolvimento do corpo (e também do emocional), dos primeiros contatos da criança com o mundo e seus vários elementos culturais, os pais ou tutores muitas vezes podem se sentir perdidos em relação às formas de agir com os pequenos.

Leia mais