Carboidratos não são vilões da alimentação
Já faz algum tempo, os carboidratos são apontados como grandes vilões da alimentação contemporânea. Se tornaram quase bichos-papões. "Não coma isso, tem muito carboidrato" ou "Esse alimento é puro carboidrato, corte da sua dieta" se tornaram afirmações tão corriqueiras que muita gente já naturalizou esse pensamento, como se os carboidratos, por si só, fossem prejudiciais a saúde.
Esse, no entanto, é mais um mito criado pela indústria de dietas restritivas e precisa ser colocado em pauta. Por quê? É muito simples. Os carboidratos têm um papel importante no funcionamento do nosso corpo. Neste artigo, saiba porque é indicado manter o carboidrato na sua alimentação
Por que os carboidratos são importantes para alimentação
Os carboidratos, quando transformados em glicose, são utilizados pelas células como fontes de produção de energia. Como a máquina inteligente e fascinante que é, o corpo tenta encontrar soluções para as baixas quantidades de glicose o que, no entanto, muitas vezes vai reverberar em outros problemas. É mais ou menos assim: se eu tiro um elemento que alicerça o bom funcionamento do corpo, a estrutura se torna mais fragilizada.
Perigos do low-carb
O mito de cortar carboidratos para, assim, emagrecer, parte do pressuposto que, a partir do momento em que for privado dos "carbos", o corpo vai começar a queimar gordura. Isso não é verdade. Inclusive, as dietas low-carbs estimulam o corpo a "comer" os tecidos de proteína para gerar energia - prejudicando suas funções.
E quais as consequências? Várias, entre elas um relacionamento conturbado com a comida, o que pode acelerar o desenvolvimento de problemas físicos e emocionais.
Desconstruindo a vilanização dos carboidratos
Precisamos desconstruir os mitos criados em torno da alimentação, estimulados há muito tempo pela indústria de dietas restritivas. O comer intuitivo é um caminho afetuoso consigo e que parte do entendimento que a comida não é uma inimiga.
Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Confira os posts nossos anteriores e me acompanha por aqui.