O não pode ser, também, um ato de (auto)cuidado e de preservação das relações. Quando estabelecemos limites estamos deixando claro os lugares que nos deixam confortáveis, assim como o que nos incomoda.
Leia maisQuando perdemos alguém que amamos, temos a impressão (ou a esperança) de que um dia o luto “vai passar”. É uma perspectiva que também nos é reforçada constantemente, como se aquele vazio, uma hora, fosse deixar de existir.
Leia maisEm nome de um padrão físico, muitas pessoas colocam suas saúdes físicas e mentais em risco, praticando ações perigosas, como seguir dietas que prometem emagrecimento rápido, independente das consequências.
Leia maisÉ uma falácia dizer que todos temos as mesmas 24 horas. Questões de gênero, classe, raça, entre outras, influem em muito em como as pessoas podem acessar trabalho e descanso. Tudo fica mais difícil, também, quando glamourizamos a correria.
Leia maisOs encontros não serão sempre positivos. Às vezes, são experiências dolorosas, traumáticas até. As diferenças de perspectiva de vida, as invalidações da nossa voz, as dores que também podemos causar no outro, tudo isso é parte dessa experiência intensa e imprevisível que é viver.
Leia maisPrecisamos ficar atentos para não retrocedermos. É importante que cobremos das marcas que abram espaço para o diverso, para que criem produtos que acolham as diferentes formas de existir e também que possamos ter, no cotidiano, um olhar despido de preconceitos.
Leia maisQuando falamos que comida é política, estamos falando da importância de garantir que todos tenham direito a se alimentar dignamente, que haja espaço e fortalecimento para a agricultura familiar, quem planta, onde e como o faz; para a diversidade de alimentos, pelo respeito à natureza e também às dinâmicas culturais.
Leia maisO racismo alimentar é, infelizmente, uma realidade que atravessa gerações e penaliza grupos socialmente invisibilizados e negligenciados.
Leia maisO que é satisfação? Segundo o dicionário, é a "sensação agradável que sentimos quando as coisas correm de acordo com nossa vontade; alegria, contentamento, prazer". De uma forma mais ampla, podemos abranger a busca dela para vários aspectos da nossa vida. Todos queremos, de diferentes formas, nos sentir bem. A grande questão é que muitas vezes passamos a vida sem entender o que nos satisfaz de verdade, pois somos bombardeados constantemente por ideias pré-concebidas do que deveríamos sentir ou desejar.
Leia maisViver nossas vidas de acordo com nossas vontades, nossos gostos, muitas vezes parece uma tarefa difícil, tamanha a vigilância social - e a disposição do sistema em punir aqueles que escolhem não se conformar. Constantemente, vemos pessoas sendo criticadas pelos mais variados motivos, seja por questões de ordem estrutural, que fomentam discriminações a comunidades como um todo, seja de forma individual, quando alguém não se encaixa nos padrões.
Leia maisPara celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), promoveu, nesta semana, uma roda de conversa sobre Consciência Alimentar, pauta de extrema relevância atualmente.
Leia maisPor mais que gostemos de pensar que nossos gostos são frutos puramente dos nossos desejos individuais, isso não é verdade. Existe toda uma construção social, que perpassa a família, o convívio em sociedade e a cultura, que atravessam a construção da nossa identidade.
Leia maisQuando você vê propagandas de roupas, beleza, produtos no geral, você consegue se enxergar? No cinema, na televisão, na música e em outras expressões artísticas, há pessoas que se pareçam com você? Não costumamos nos fazer essas perguntas com frequência, pois a padronização dos corpos e outras formas de opressão (racismo, LGBTQIA+fobia, capacitismo, só para citar algumas) criam a falsa impressão de que o "padrão" é o único caminho a se seguir. E só pessoas que se adequam a ele podem ser vistas. Nos últimos anos, porém, essa percepção tem sido cada vez mais desafiada.
Leia mais29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, gostaria de convidar vocês a fazer uma reflexão: quantas pessoas trans você conhece e/ou estão nos seus ciclos familiares, de amizade, de trabalho, sendo amadas? Esse questionamento não é em tom julgador, mas sim um exercício para que pensemos sobre a exclusão sistemática da comunidade trans nas mais variadas esferas da nossa sociedade.
Leia maisGoste ou não do Big Brother Brasil, o programa, visto por muitos apenas como entretenimento, tem sido um espaço de debate de temas importantes e urgentes da nossa sociedade. Na edição que está no ar, vimos cenas difíceis de se assistir, de um casal vivenciando uma relação tóxica, na qual agressões verbais, quase sempre em tom de "piada", incluindo insinuação de violência física, estavam se tornando cada vez mais constantes.
Leia maisA gordofobia mata, seja por negligência ou pelos danos psicológicos que o preconceito e a violência causam, Nós, profissionais da saúde, precisamos estar atentos para não só não perpetuar esses padrões, como também ajudar a quebrá-los.
Leia maisComer é mais do que ingerir nutrientes; é uma possibilidade de descobrir sensações. Nem sempre vamos gostar de novos sabores, mas também podemos nos surpreender e perceber que determinado alimento ou tempero nos dá uma sensação enorme de prazer.
Leia maisSe livrar das amarras da culpa que a alimentação gera um processo multidisciplinar, que envolve não só os conhecimentos da nutrição, mas também da psicologia, psicanálise, entre outras áreas de conhecimento.
Leia maisQuantas vezes já não olhamos para o espelho e não reconhecemos nem aceitamos o que vimos? Essa é uma situação que muitos passam, mas que costumam guardar para si, aumentando seu sofrimento. Por isso, é tão importante que a autoaceitação seja um tema mais abordado e que se estimule a desconstrução de padrões.
Leia mais