Com personagem gorda, curta da Disney fala sobre autoaceitação

Quantas vezes já não olhamos para o espelho e não reconhecemos nem aceitamos o que vimos? Essa é uma situação que muitos passam, mas que costumam guardar para si, aumentando seu sofrimento. Por isso, é tão importante que a autoaceitação seja um tema mais abordado e que se estimule a desconstrução de padrões.

E é isso o que a Disney tenta fazer em seu novo curta, "Reflexo", já disponível no Disney+. A animação é a primeira da empresa a ter uma protagonista gorda. Bianca, uma bailarina, tem dismorfia corporal e luta contra a sua imagem refletida no espelho.

O filme aborda o assunto de maneira delicada e poética, abrindo espaço para uma conversa que muitas vezes é silenciada. Transtornos de imagem podem levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, podendo gerar um grande ciclo de sofrimento. É importante que a gente possa conversar e as pessoas se sintam confortáveis para pedir ajuda.

Disney e representatividade

Além disso, a representatividade, uma luta tão necessária, ganha mais um reforço com o filme. Pessoas gordas, historicamente, são representadas de formas estereotipadas e limitadas no cinema e na televisão.

"Reflexo", com sua Bianca, reforça uma tendência de mudança, com pessoas gordas sendo representadas em toda a sua complexidade e beleza. Que crianças possam ter acesso a conteúdos assim, podendo enxergar o mundo de maneira plural, é precioso Que venham mais obras assim ❤