Perigos das dietas restritivas e jejuns restritivos
Entre as dietas da moda, o jejum está entre as mais usuais - e perigosas. Instituir a privação de alimentos por um longo período de tempo tem efeitos nocivos no corpo e pode desencadear uma série de problemas, físicos e emocionais.
O tão propagado jejum intermitente parte do pressuposto que, ao passar um tempo sem se alimentar, o organismo utilizará os estoques de gordura para continuar operando normalmente e, assim, haverá a redução do peso. Ao fazer isso, a pessoa desconsidera as necessidades do seu corpo e se coloca em risco, já que alguns desses protocolos de dieta instruem o indivíduo a passar dias sem ingerir alimentos.
Comer é necessidade
Comer é um impulso biológico e, portanto, a fome é um sinal da necessidade desses nutrientes para o corpo. A fome inflingida pelo jejum não é natural e, portanto, vai na contramão das necessidades do organismo, podendo alterar o humor, prejudicar o sono, provocar fadiga, náuseas e vômitos, entre outros problemas, como transtornos alimentares.
É importante ressaltar que, além das dietas restritivas que colocam o jejum como caminho para o emagrecimento, há outros usos desse tipo de prática, ligados à questões religiosas. Várias crenças acreditam na necessidade de jejum em períodos simbólicos, seja como forma de se aproximar do divino ou como penitência.
Nesse sentido, há uma carga cultural envolvendo o processo e é importante debater, mas nunca cair na armadilha do preconceito religioso. Ele também é recomendado antes de cirurgias e de alguns exames e deve ser recomendado e acompanhado por um profissional da saúde.
Desconstruindo as restrições
O que precisamos colocar em pauta é a necessidade de reconexão do indivíduo com seu corpo, para além de fórmulas que pretendem padronizar as medidas e excluir a pluralidade de vivências. Cada corpo funciona de uma maneira única, sua fome não é igual à de outras pessoas e, por isso, sua jornada não deve ser criada a partir do olhar do outro. Se permita escutar seu corpo e sua fome - eles são seus aliados