Nem todos comem igual: as diferenças das formas de comer

Quando vemos dietas restritivas e outros tipos de “ordens” disfarçadas de dicas sobre como se alimentar melhor ou como viver a própria vida, geralmente elas vêm acompanhadas de visões uniformes sobre certo e errado.

O que esse tipo de mentalidade ignora é que as pessoas são diferentes e que, portanto, fórmulas rígidas e generalizantes não só desconsideram essas especificidades como podem causar sofrimento físico e mental naqueles que não se encaixam nos modelos. Um exemplo disso é o próprio comer.

Diferenciações do comer

Sim, porque ninguém come igual e existem tipos variados de comedores. Esses tipos são normalmente agrupados por tendências de comportamento e não devem ser vistos sob a perspectiva de julgamento, mas sim da melhoria de vida que pode decorrer do entendimento dos seus próprios padrões.

O Comedor Cuidadoso, por exemplo, é aquele em que informações nutricionais têm um peso grande na alimentação da pessoa, que normalmente tem maior tendência a dividir os alimentos entre “bons” e “ruins” baseado nessa percepção.

O Profissional da Dieta é aquele que guia o seu comer por tendências e dietas restritivas, entendendo a alimentação como um ato despido de prazer, o que aumenta o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares.

O Comedor Inconsciente costuma comer por impulso, sem ouvir as reais necessidades de seu corpo. Vai além da fome ou mesmo do desejo - às vezes, se alimenta apenas por ansiedade.

Já o Comedor Intuitivo tem uma percepção aguçada do seu corpo, entende quando está com fome e quando está saciado, respeitando essas vontades do organismo.

Nem todos comem igual. E precisamos respeitar isso

Compreender como sua alimentação acontece (e aqui estamos falando de padrões, não de ações pontuais) é importante para que você se conheça e possa cuidar de eventuais disfunções ou de comportamentos que causem danos à sua saúde física e mental.

O comer é uma experiência que não deve ser pautada pelo outro e sim pelo que faz sentido para você.