Como evitar o comer automático?

Conversando com uma paciente ela me disse algo que me fez trazer essa reflexão aqui.

"Ellen, o que acontece é que eu sou vítima do piloto automático e quando vi, já comi!"

Você se identifica? Penso que parece que perdemos a capacidade de perceber os sinais que o corpo nos envia como aviso de que já comemos o bastante. O corpo não precisa de tabelas de calorias, porque sabe muito bem quando parar.

Minha paciente seguiu com o seguinte discurso:

"Não sei mais quando estou com fome ou alimentada. Já fiz muitas dietas e não consigo mais ouvir as mensagens do meu corpo. Lembro-me de que, quando era criança, eu comia quando estava com fome e, quando estava satisfeita, parava de comer e corria para brincar novamente com meus amigos. Mas fazer dieta me fez ignorar os sinais de fome do meu estômago e comecei a seguir as tabelas de calorias que me davam."

Comer automático x comer consciente

Prestar atenção às sensações corporais é parte fundamental do comer consciente. À medida que nossa percepção se refina, aprendemos a ler os sinais e a parar quando comemos o bastante. Estar no próprio corpo significa estar no momento presente. É no agora que você pode sentir sua fome.

Infelizmente, muita gente come para o futuro. Algumas pessoas dizem que continuavam a comer quando já não tinham fome só para ter certeza de que não ficariam com fome mais tarde. Ao estabelecer uma relação com o corpo, você relembrará como se sente quando tem fome e quando está satisfeito.

Relação saudável com a comida

Ao prestar atenção ao corpo, podemos mudar nosso relacionamento com ele. Paramos de tentar controlá-lo e nos tornamos seu amigo. Começamos a cuidar dele. Por meio de nossa atenção, ele se torna especial. Em "O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a rosa é especial porque o principezinho cuida dela.

Que tal começarmos a olhar para o nosso corpo um pouco diferente hoje? Como você percebe suas necessidades? Estar no próprio corpo e aprender a relaxar permite que toda a gama de sensações se aflore.