A edição brasileira do livro "Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional" do cientista Gyorgy Scrinis, traz importantes reflexões sobre aprender a se alimentar de maneira intuitiva, sem lógicas de privações e "reducionismo", e como isso pode ser algo revolucionário e transformador.
Leia mais"Todos nós somos produtos da nossa infância". Esta é uma frase que representa um pouco da vida de crianças que lidam desde cedo com a gordofobia e a pressão estética desde a mais tenra idade.
Leia maisA compulsão transforma tudo - ela lhe deixa cego, surdo e mudo. Você não nota, não escuta mais o que o seu corpo tem para dizer e claro, não pede ajuda.
Leia maisNão se trata de uma mera invenção ou exagero - é realmente a maneira como a pessoa se enxerga diante de seu próprio reflexo. Pelo menos 1,5% da população mundial sofre dessa condição - a maioria mulheres, pela maior pressão imposta pelos padrões de beleza.
Leia maisA fome emocional é a vontade de comer que surge a partir das nossas emoções. Geralmente, ela ocorre quando diferentes sentimentos nos aparece durante o dia e nos traz as variadas sensações e reações.
Leia maisA lógica é mais ou menos essa: "eu me sacrifiquei demais, agora é a hora da minha recompensa" Mas aí que tá: diante de toda essa restrição e disciplina, as pessoas acabam criando expectativas pra esse “dia do lixo”, e adquirem um comportamento compulsivo, que pode levar a transtornos alimentares bem complicados pra nossa saúde.
Leia maisÉ fato que o nosso hábito de comer não está 100% relacionado com a fome. Por isso, tomar remédios para reduzir o apetite não é recomendado pode trazer prejuízos para a saúde e, definitivamente, precisam ser banidos.
Leia maisÉ no processo de desacelerar na alimentação que o mindful eating surge e se apoia para tornar as refeições mais bem aproveitadas.
Leia maisAo procurar um nutricionista, muitas vezes as pessoas costumam esbarrar em um restricionista. Estas duas características podem ser encontradas em um mesmo profissional e há uma diferença entre eles.
Leia maisO ''Undieting'' é um movimento que prega o fim das dietas e do terrorismo alimentar, se lançando como um contraponto que busca equilíbrio, mudança gradual e transformação do paladar de forma menos radical e mais amigável entre corpo e mente.
Leia maisÉ preciso se movimentar e praticar exercício porque você ama o seu corpo. Porque tem uma sede pela saúde. E é necessário lembrar que saúde e beleza são coisas distintas. Saúde deve ter padrão. Beleza não.
Leia maisQuando pensamos na compulsão alimentar, pensamos em sentimentos: o querer e o gostar. Muitas vezes, gostam muito de algo. Outras vezes, queremos muito algo. Nem sempre esse sentimentos aparecem juntos, mas quando aparecem, o nosso corpo fica sem defesas racionais.
Leia maisPalavras tem poder. E raramente nos lembramos disso quando estamos falando com outra pessoa. Ou até lembramos, mas apenas quando nos convém. Como podemos evitá-las na alimentação?
Leia maisA Síndrome do Comer Noturno ainda é um mistério para muitos, tanto dentro da nutrição quanto dentro da psiquiatria - sim, esse é um hábito 100% interligado com a nossa mente - mostrando um certo tipo de desorganização aliado ao estresse na nossa mente. A solução que o nosso corpo encontra é comer.
Leia maisAntes de tudo, a quarentena chegou e muita coisa mudou. A nossa rotina, os nossos hábitos, a nossa mente e também, como já era de se esperar: ganho de peso e mudanças no corpo.
Leia maisDepois do advento das redes sociais, compartilhar um pouco da nossa vida e de tudo o que acontece nela virou natural. Mas será que compartilhamos de fato tudo?
Leia maisVocê lembra quando foi a última vez que comeu algo sem sentir culpa alguma? Isso, comer sem culpa. Sem pensar nos nutrientes, nas calorias, sem pensar se era adoçado com xilitol ou se você ia ter que ir pra academia no dia seguinte ou trocar uma outra refeição.
Leia maisVocê já deixou de ir para alguma festa com medo de encarar docinhos, bolos e algumas coxinhas incríveis frente a frente? Esse post é para você! O seu relacionamento com a comida não anda bem, não é mesmo?
Leia maisUm evento importante, uma estação que faz todos irem à praia e mostrarem seus corpos… Constantemente, a cobrança de si própria e das pessoas ao redor aumentam. Como emagrecer para o verão ou para o casamento se tornaram uma lei que pode prejudicar a experiência?
Leia maisUma dieta restritiva põe medo e pune, traz resultados temporários, mas engana e traz uma falsa sensação de controle. Entenda como esse processo funciona e comece a comer sem culpa!
Leia mais