Undieting: conheça o movimento pelo fim das dietas
Ao longo da vida, nos ensinaram que não há nada que esteja bom que não possa melhorar com alguns quilos a menos. Em diversas fases, fomos ensinados de forma silenciosa que a dieta é a solução milagrosa para boa parte dos nossos problemas. E este pensamento está errado. A "mania de dieta", seja ela do sol, da lua, da sopa, da proteína ou da nossa vizinha, só tem feito a gente relacionar algo positivo a algo restritivo.
Nesta contramão, surge o ‘‘undieting’’. Um movimento que está na oposição da ideia de restrição alimentar através das inúmeras fórmulas e dietas.
Afinal, o que é o Movimento Undieting?
O "Undieting" é um movimento que prega o fim das dietas e do terrorismo alimentar. Ele é um movimento que se lança como um contraponto buscando equilíbrio, mudança gradual e transformação do paladar de forma menos radical e carinhosa entre corpo e mente. O ‘‘não-dietável’’ propõe uma aproximação com as nossas próprias vontades na alimentação, sem transformar isso numa faca de dois gumes. Não existe positivo ou negativo. Tudo faz parte do processo e merece ser levado em consideração.
Acima de tudo, o movimento trabalha uma noção mais ampla de relação emocional com a comida (uma abordagem super valorizada por aqui, ein?). No Undieting, é levado em consideração os sentimentos pela comida e as necessidades fisiológicas, biológicas e até mesmo as psicológicas para compreender de forma profunda sobre todas as ligações e relações de uma pessoa pela comida.
Pelo fim das dietas, o equilíbrio é mais que fundamental
Se você vilanizar um ingrediente ou endeusar outro, acaba correndo um sério risco de criar e replicar padrões que não deveriam ser seguidos. Quanto mais pensamos em comida, mais sentimos necessidade de criar motivos ou desculpas para comer ou evitar algo. E a alimentação do nosso dia a dia é fruto de pequenos hábitos.
Começar a enxergar uma alimentação que vai além das nossas necessidades biológicas, considerando todos os nossos sentimentos é super importante.
Se você pode construir uma ponte, por que decide levantar um muro? Enxergar a comida como companheira é algo incrível: fugir das dietas é se libertar das regras. Tudo no seu tempo. Assim é bem melhor!