Emagrecer para o verão ou casamento? Aceite seu corpo como ele é!
Emagrecer para o casamento é realmente necessário?
Um dia especial, feito com amor, com amigos, com família e com cobranças também. Assim como emagrecer para o verão, quando pensamos no dia do casamento, uma única coisa não nos sai da cabeça: ser vista. Além disso, no casamento, terão as fotos. Todos os cliques estarão eternizando aquele momento que vai ficar para sempre em nossas memórias, procuram a noiva.
Antes de tudo, a história começa lá atrás, na adolescência, com pequenos sonhos de vestido branco e buquês perfeitos: com que roupa eu vou para esse momento tão especial da minha vida? Bom, a resposta dessa pergunta muitas vezes pouco importa, mas só se pensa em uma coisa: eu preciso caber nele.
Porém, olhar para esse momento com carinho é algo necessário, respeitando a nossa imagem e o caminho que trilhamos até ele. No dia do seu casamento, você estava se sentindo a mulher mais incrível do mundo? Eu aposto que sim. Além disso, criar uma teoria na cabeça que todos estão olhando para o nosso corpo e que precisamos emagrecer nos afasta das pessoas e ainda mais do nosso próprio corpo, então trabalhar a mente é a chave número um para fazer as pazes com ele!
É preciso focar na experiência e nos bons sentimentos
Em suma, se o dia do casamento é um dia que fala sobre amor, por que precisamos pregar o ódio ao nosso corpo e ao processo de chegada até o grande dia? Por que precisamos criar planos mirabolantes para caber em vestidos que não são do nosso tamanho? Por que deixar o cabelo crescer, se gostamos dele curto? Por que recriar uma imagem, em vez de cuidar e cultivar a nossa?
Dentre vários questionamentos, vemos novamente a pressão estética e a distorção de imagem bem diante dos nossos olhos: e cuidar da nossa imagem é um trabalho contínuo, onde nos admiramos e conseguimos enxergar quem somos.
Enfim, encarar o casamento como um dia de amor faz com que essa relação se estenda a tudo: à forma de se alimentar, de se exercitar, de cuidar da saúde mental, de estar alinhada com o seu companheiro ou companheira, de ser leve.
Dessa forma, com menos pressão, o sorriso vem mais fácil e é esse sorriso que vai garantir fotos incríveis: linda, com o seu corpo, do seu jeito, com um vestido feito para você (não você para ele), criando memórias sobre quem você é desde sempre, e não sobre quem você foi por um dia apenas.
"Emagrecer para o verão" desqualifica corpos normais
Afinal, quantas vezes você foi à praia e decidiu que não ia tirar a canga ou a saída de praia com medo de mostrar demais o seu corpo? Ou acabou escolhendo um modelo de biquíni que nem era o seu preferido, mas ele conseguia disfarçar algo que você achava estar "fora do lugar"? Ou será que você já deixou de entrar na piscina por ficar com vergonha de que vissem o seu corpo do jeitinho que ele é?
Seja como for, essas perguntas honestas trazem até aqui uma polêmica criada na vida das mulheres que amam tomar um sol: a vergonha de exibir seu corpo em locais públicos, por não se sentirem confortáveis com ele.
Em primeiro lugar, quando falamos sobre isso, uma coisa é certa: sempre que estamos na praia e vemos uma mulher com um corpo "fora do padrão" e super confortável em estar apenas de biquíni, ficamos nos perguntando como aquilo é possível. "Nossa, como ela é segura de si" ou "nossa, como ela consegue não se sentir intimidada", e sentimos na pele a prova de que a autoconfiança choca muito outras mulheres.
Sinta-se bem com o seu corpo da maneira que ele estiver
Estar bem com o seu corpo é permitir que ele vá mais longe, cuidar do seu corpo é preservar cada parte dele, com marcas, cicatrizes ou sinais, da melhor maneira possível. Ou seja, sem agressividade, sem raiva: você só consegue se sentir confortável dentro do seu próprio corpo quando você pede desculpas a ele por tudo o que você já tentou mudar, sem necessidade.
Apenas chegar na praia, tirar a canga e tomar sol é, para muitas, um ato revolucionário: e isso deve ser para todas! Tem coisa melhor que curtir uma areia nos pés e não se preocupar com o que vão pensar ou deixar de pensar de você? Não! Na praia, os corpos (todos diferentes), dão espaço a um lugar plural, que é feito da mesma forma para todas que estão ali.
Criar hábitos, comer sem culpa, admirar suas pernas e braços, sentir prazer em poder escolher qualquer tipo de biquíni ou maiô sem precisar emagrecer: tudo isso é tão importante que precisa ser comemorado com uma prainha, né? Seja mais gentil consigo mesma e lembre-se: enquanto o protetor solar protege a tua pele, a autoconfiança protege a sua mente.
Em primeiro lugar, cuide-se, respeite-se e ame-se
Você anda cuidando da sua imagem? Respeitando o seu momento? Entendendo que o corpo é apenas uma das formas de expressão de quem você é, e não o dono de tudo o que diz respeito a você? Você precisa mesmo emagrecer para o verão ou para qualquer evento que seja?
Acima de tudo, mais importante que olhar para fotos antigas de um dia lindo, é ainda conseguir se enxergar ali, de forma verdadeira. Ou seja, sem competições, sem mágoas, sem vontade de voltar no tempo. Eventualmente, o corpo mudou, a vida mudou, os hábitos mudaram, e tudo aquilo faz parte de quem você é hoje. E é por ser essa mulher hoje que você precisa cuidar de si, de dentro para fora.