Não se trata de uma mera invenção ou exagero - é realmente a maneira como a pessoa se enxerga diante de seu próprio reflexo. Pelo menos 1,5% da população mundial sofre dessa condição - a maioria mulheres, pela maior pressão imposta pelos padrões de beleza.
Leia maisA fome emocional é a vontade de comer que surge a partir das nossas emoções. Geralmente, ela ocorre quando diferentes sentimentos nos aparece durante o dia e nos traz as variadas sensações e reações.
Leia maisA lógica é mais ou menos essa: "eu me sacrifiquei demais, agora é a hora da minha recompensa" Mas aí que tá: diante de toda essa restrição e disciplina, as pessoas acabam criando expectativas pra esse “dia do lixo”, e adquirem um comportamento compulsivo, que pode levar a transtornos alimentares bem complicados pra nossa saúde.
Leia maisNove para um. Essa é a proporção média dos casos de transtornos alimentares entre mulheres e homens. Temos a ligeira impressão de que homens nunca se preocupam com nada - diferentemente das mulheres - e que claramente não são afetados por problemas na relação com a alimentação.
Leia maisBioimpedância. Um exame simples, indolor, mas que muita gente teme fazer. As treze letras desta palavra são capazes de assustar qualquer pessoa ou pelo menos dar um friozinho na barriga de quem sabe que vai encará-la. Imagine só, uma máquina capaz de colocar em números, tudo o que o seu corpo é.
Leia maisÉ fato que o nosso hábito de comer não está 100% relacionado com a fome. Por isso, tomar remédios para reduzir o apetite não é recomendado pode trazer prejuízos para a saúde e, definitivamente, precisam ser banidos.
Leia maisÉ no processo de desacelerar na alimentação que o mindful eating surge e se apoia para tornar as refeições mais bem aproveitadas.
Leia maisO nosso corpo pode desenvolver algumas "manias" quando adotamos algumas práticas no nosso dia a dia, que passam longe de ser uma simples peculiaridade. A ruminação é um exemplo disso.
Leia maisAo procurar um nutricionista, muitas vezes as pessoas costumam esbarrar em um restricionista. Estas duas características podem ser encontradas em um mesmo profissional e há uma diferença entre eles.
Leia maisComer de um jeito equilibrado não é se isolar do mundo, muito pelo o contrário. É aprender a conviver com o alimento amigo, que lhe proporciona sorrisos, conversas, momentos. Criar um ambiente saudável na sua relação com a comida tem a ver com curtir cada momento que você estiver com ela.
Leia maisO ''Undieting'' é um movimento que prega o fim das dietas e do terrorismo alimentar, se lançando como um contraponto que busca equilíbrio, mudança gradual e transformação do paladar de forma menos radical e mais amigável entre corpo e mente.
Leia maisQuando pensamos no machismo, temos que lembrar que ele está presente de uma forma tão estrutural que afeta camadas que nem notamos dentro do nosso dia a dia.
Leia maisÉ preciso se movimentar e praticar exercício porque você ama o seu corpo. Porque tem uma sede pela saúde. E é necessário lembrar que saúde e beleza são coisas distintas. Saúde deve ter padrão. Beleza não.
Leia maisPor aqui, acreditamos no poder do relato e hoje, um daqueles que deixa o coração aquecido.
Leia maisO nosso corpo é só um pedacinho de quem somos. A nossa imagem é construída aos pouquinhos e é muito mais que números e medidas.
Leia maisQuando pensamos na compulsão alimentar, pensamos em sentimentos: o querer e o gostar. Muitas vezes, gostam muito de algo. Outras vezes, queremos muito algo. Nem sempre esse sentimentos aparecem juntos, mas quando aparecem, o nosso corpo fica sem defesas racionais.
Leia maisPalavras tem poder. E raramente nos lembramos disso quando estamos falando com outra pessoa. Ou até lembramos, mas apenas quando nos convém. Como podemos evitá-las na alimentação?
Leia maisEste texto é um relato sobre o início de um novo ciclo de libertação. Essa é uma paciente muito querida. Juntas, estamos em progresso no tratamento de anorexia
Leia maisNo preparo, no tempero, no servir, em cada garfada: aquele simples ato de escolher o que vai fazer parte do nosso dia é também uma forma de expressarmos, de maneira pública ou até bem reservada, o quanto nos queremos bem.
Leia maisA Síndrome do Comer Noturno ainda é um mistério para muitos, tanto dentro da nutrição quanto dentro da psiquiatria - sim, esse é um hábito 100% interligado com a nossa mente - mostrando um certo tipo de desorganização aliado ao estresse na nossa mente. A solução que o nosso corpo encontra é comer.
Leia mais