Como tornar o comer uma experiência positiva na infância?

Nem sempre alimentar uma criança é tarefa fácil. Alguns pequenos apresentam resistência para comer, seja por rejeitarem alguns alimentos específicos ou por não quererem ingeri-los nos horários determinados pelos tutores. No período de férias, então, isso pode ser ainda mais difícil, com o desejo constante por diversão e, também, por alimentos como doces, processados, entre outros.

Leia mais
Street Food: a relação entre comida e identidade

“Street Food”, da Netflix, é uma dessas séries que você começa e não consegue parar - e, quando acaba, já fica querendo mais. O documentário percorre vários países para mostrar a comida de rua desses locais - e como alguns pratos, insumos e hábitos alimentares são indissociáveis da cultura de um povo. É uma forma de viajar sem sair de casa e de conhecer outras formas de ver o mundo.

Leia mais
Entenda quais são os perigos da dieta All In

Nessa dieta, recomenda-se que as pacientes com anorexia comam de tudo - e muito - chegando a consumir até três mil calorias por dia. O objetivo seria fazer com que elas recuperassem o desejo por comer e, aos poucos, "enjoassem" de comer tanto, regulando a ingestão de alimentos. Esse tratamento, no entanto, ainda não encontra respaldo em estudos ou em casos clínicos amplamente documentados.

Leia mais
O papel da moda em reforçar e quebrar padrões estéticos e comportamentais

Por muito tempo, as grandes marcas de moda perpetuaram um tipo muito específico de corpo considerado padrão e "desejável". Geralmente, corpos muito magros, para mulheres, e musculosos, para os homens. Aliados a efeitos de retoques digitais de imagens, essas propagandas perpetuavam ideais de beleza irreais.

Leia mais
Como encontrar a saciedade na alimentação?

É como se abundância e restrição fossem os únicos dois espectros com o qual nos relacionamos e, assim, esquecemos que é possível encontrar um caminho no qual o nosso bem-estar é ditado por nós mesmos e pelas necessidades reais do nosso corpo e nosso emocional. Falo muito aqui do comer intuitivo, e o respeito às vontades do nosso corpo.

Leia mais
O que ocorre na Síndrome do Comer Noturno

Diferentemente do Transtorno de Compulsão Alimentar, o comer noturno não costuma vir acompanhado de episódios de descontrole na ingestão e, portanto, não se caracteriza tanto pela quantidade do que se come, mas justamente pelo horário em que a alimentação ocorre.

Leia mais
 Sobre selfie, autoaceitação e “ângulos”

As selfies simulam posições que emulam ideias de magreza e que, na verdade, não nos valorizam, necessariamente, mas passam uma uma imagem específica, que geralmente está mais próxima do padrão. São técnicas que vamos aprendendo e que acabam, muitas vezes, virando espécies de prisões, pois não nos sentimos bem quando não somos "capturados" daquela maneira. E as redes sociais aumentam essa pressão, inclusive pela quantidade de imagens às quais somos.

Leia mais
A possibilidade de recomeço no tratamento dos TAs

Para quem já está em estado de sofrimento com sua relação com a comida, ter recaída pode parecer como uma perda, um erro. Como se significasse que todo o esforço até então não valeu a pena. Esse tipo de pensamento é cruel pois desconsidera a luta empreendida até então, toda a disposição para se cuidar. É preciso lembrar que cada passo já é significativo, pois leva à direção à qual se quer chegar. E que recuar não diz respeito a falta de força de vontade ou fraqueza.

Leia mais