Entenda quais são os perigos da dieta All In
A internet está presente, direta ou indiretamente, na vida de grande parte das pessoas. Com a popularização das redes sociais e o crescimento de uma geração que já nasceu conectada, o universo online se tornau uma ferramenta para os mais diferentes aspectos da vida, dos relacionamentos à diversão, conhecimento, entre outros.
É neste ambiente virtual, também, que muitos buscam ajuda para questões de ordem física e mental, como os transtornos alimentares. E, ao mesmo tempo em que isso tem um caráter positivo, pois o acesso à informação fica mais fácil e democrático, também tem vários perigos.
Entendendo o All In
Neste contexto da internet ser um lugar onde não há regulações muito claras, várias informações falsas podem circular nas redes, com resultados prejudiciais para a saúde. Neste contexto, a dieta all in vem oferecendo alguns perigos para pacientes com transtornos
O compartilhamento de relatos de experiências individuais muitas vezes são vendidos como sendo aplicáveis para todos - o que também é alarmante. Tome-se como exemplo a dieta "all in" que vem sendo divulgada por algumas influenciadoras que conviveram com a anorexia. Nessa dieta, recomenda-se que as pacientes com anorexia comam de tudo - e muito - chegando a consumir até três mil calorias por dia.
Perigos da dieta all in
O objetivo seria fazer com que elas recuperassem o desejo por comer e, aos poucos, "enjoassem" de comer tanto, regulando a ingestão de alimentos. Esse tratamento, no entanto, ainda não encontra respaldo em estudos ou em casos clínicos amplamente documentados.
E, portanto, fazê-lo sem ouvir um profissional, sem ter acompanhamento ou mesmo ser apresentada a outras possibilidades, pode, na verdade, trazer outros tantos problemas, como o TARE - transtorno alimentar repetitivo evitativo.
O tema pede cuidado
Portanto, caso esteja passando por alguma situação de sofrimento físico e/ou emocional, busque informações, converse, mas não passe pelo processo sozinha. É importante ter acompanhamento profissional e realizar o tratamento com responsabilidade e cuidado. Esse acolhimento deve ser individualizado, levando em consideração as necessidades de cada um, com acolhimento e afeto.