Transtornos alimentares: Os perigos da busca pelo corpo perfeito
Afinal, até onde alguém pode ir em busca de um corpo de revista? Ou até onde alguém pode ir para tentar se encaixar em padrões estéticos? Do que alguém pode abrir mão, para concretizar isso? Conheça os perigos dos transtornos alimentares.
Conheça os perigos que acompanham a busca pelo corpo perfeito
De antemão, quando começamos a falar sobre padronização de corpos e distorção de imagem, eventualmente chegamos a transtornos alimentares, que aparecem disfarçados de diversas formas por aí, por trás de pessoas que pregam uma vida saudável. Por isso, fique ligado(a)! Quando os primeiros sinais dos transtornos alimentares aparecem, é preciso estar atento.
Bulimia: Uma condição silenciosa que aprisiona
Constantemente causada por uma crise de ansiedade ou de baixa autoestima, por não aceitar a forma física ou por pressão de amigos ou familiares - ainda que de brincadeira - a bulimia pode surgir de maneira silenciosa, num intervalo depois do almoço, no ambiente de trabalho, ou antes de dormir.
Dessa forma, criar uma relação de amor e repulsa tão grande com um alimento a ponto de exagerar e se sentir na obrigação de colocar tudo para fora é, antes de mais nada, uma prisão enorme.
Colocar a comida que lhe deu tanto prazer para fora, é de certa maneira, abrir mão de um pouco de vida e renunciar uma relação saudável entre você e a sua comida. Consequentemente, você abre mão do amor por comer.
Transtornos alimentares e a relação com o espelho
Eventualmente, chega a hora de se olhar no espelho. E a gente sabe: nem sempre a gente ama tudo o que vemos. E estaria tudo bem, se o transtorno de imagem não aparecesse por vezes, fazendo com que a gente não consiga enxergar o nosso corpo de verdade.
Como resultado, novas sementinhas crescem e dão frutos: e de nada adiantaria falar nesse post sobre anorexia e não mencionar a magreza como maior aliada (e por consequência, vilã) de transtornos alimentares como esse.
Em suma, quando pensamos em anorexia, pensamos em pessoas extremamente magras, com sinais aparentes que estão passando por essa condição. Porém, é importante sabermos que nem todo mundo está assim: ou melhor, a anorexia está muitas vezes disfarçada de um corpo bonito e saudável, mas que encara uma luta sem fim de ódio e repulsa pela comida.
Faça as pazes com a comida
Enfim, desmistificar a anorexia e a bulimia, e entender que elas estão presentes em todos os tipos de corpo é o primeiro passo para se entender e buscar ajuda. Refazer as pazes com a comida, ressignificar os alimentos e entender a importância de cada horinha do almoço. Volte a enxergar o seu corpo como ele é, e não como você quer que seja.
A comida é sua amiga de todos os dias e redescobrir esse laço é fundamental para uma vida mais saudável. Sem ódio, grandes coisas podem ser construídas.
Procure ajuda se estiver passando por momentos difíceis
Pessoas que sofrem com transtornos alimentares precisam de ajuda para buscar a origem de toda essa mágoa e frustração, para que consigam se olhar no espelho e entenderem cada centímetro do seu corpo, admirando e respeitando ele.
Logo, é importante refazer o laço com tudo o que se come, criar hábitos de empatia e buscar ajuda sempre. Dessa forma, ao lado de quem pode lhe ajudar, é possível ser feliz antes e depois da hora que você decide o que comer e como lidar com isso. Procure ajuda se você não consegue sozinho(a).