Setembro Amarelo e a importância do acolhimento
O mês de setembro traz a luz uma campanha de extrema importância, cuja mensagem e ensinamentos precisamos aplicar durante todos os outros dias do calendário. O Setembro Amarelo é um movimento de conscientização para a prevenção do suicídio.
Este ano, a campanha tem como tema “A vida é a melhor escolha”. E por que devemos falar sobre o assunto? Porque saúde mental é um assunto sério e deve ser tratado com franqueza, sem tabus ou culpabilização.
Acolher é o primeiro passo
Um grande número de pessoas está, neste momento, passando por situações difíceis, em sofrimento emocional, pelas mais variadas razões, tanto de cunho íntimo quanto coletivo. Em uma sociedade como a nossa, na qual a felicidade compulsória e a necessidade de se mostrar perfeito nas redes sociais criam um ambiente hostil à fragilidade, muita gente acaba guardando seus sentimentos para si, o que aumenta esse ciclo de dor e isolamento.
Pessoas convivendo com transtornos alimentares, por exemplo, costumam ter dificuldades de buscar ajuda, pois sentem que serão julgadas. E o pior é que esse costuma ser mesmo o padrão comportamental da nossa sociedade: julgar ao invés de acolher, criticar ao invés de ouvir. É preciso que a gente modifique esse ciclo e passe a enxergar o outro em toda a sua complexidade.
Todos precisam de apoio e escuta
Todos nós, em maior ou menor medida, precisamos ser ouvidos, enxergados, entendidos. Se você está passando por uma situação de sofrimento emocional, procure ajuda. Se comunique com seus amigos, parentes, vá em busca de ajuda profissional. E se você conhece alguém que esteja precisando desse suporte, chegue junto, respeite os limites do outro, mas se coloque à disposição para acolher. Juntos, podemos construir um ambiente mais acolhedor para todos.