Como as redes sociais influenciam os nossos hábitos alimentares

Além dos alimentos que ingerimos, diariamente consumimos uma grande quantidade de comida com os olhos, especialmente na era da internet.

Sim, a comida é um dos principais assuntos das redes sociais e os conteúdos relacionados vão, invariavelmente, aparecer para você. Diariamente, são produzidos milhões de vídeos e fotos sobre o tema, o que, inclusive, tem transformado a forma como nos relacionamos com o assunto. Neste artigo, entenda melhor a relação entre redes sociais e a nossa alimentação

a alimentação nas redes sociais

Por um lado, o acesso a diferentes tipos de comidas e a própria ideia de poder compartilhar impressões sobre alimentos, ajuda a abrir espaço para conversas sobre nutrição, sem precisar ficar restrita à questão da "saúde". São conteúdos que podem nos apresentar novos ingredientes, estimular o desejo por experimentar pratos diferentes, de culturas variadas, nos ensinar receitas...

Mas há também um aspecto que precisa ser colocado em pauta: assim como ocorre com a estética, a moda e até mesmo o comportamento, algumas "trends" e postagens carregam acabam querendo ditar o que é certo e errado, como ou o que se deve comer, na busca constante por padronizar os gostos e hábitos.

CoMIDA x algoritmos

Além disso, as redes sociais trabalham com algoritmos: quanto mais conteúdos sobre um determinado assunto você consumir, mais anúncios e publicações similares irão aparecer, diminuindo, e muito, a diversidade do que pode chegar na sua linha do tempo.

Como tudo na vida, o assunto não pode ser tratado de maneira maniqueísta. É necessária a reflexão para que nossas escolhas sejam pautadas por um desejo consciente, e não pelas imposições do algoritmo ou da propaganda. Apostar na pluralidade é sempre uma opção desejável, pois quanto mais informações chegam até nós, maiores as possibilidades de expandirmos nosso universo particular.