Como a alimentação auxilia no autoconhecimento
Se tornou comum as pessoas associarem a busca pelo acompanhamento nutricional apenas à ideia de emagrecimento ou de dietas restritivas.
Ao longo do último século, os meios de comunicação e, mais recentemente, a internet, têm imposto padrões de beleza que bombardeiam o imaginário coletivo, fazendo com que muita gente se sinta insatisfeita com seus corpos, o que pode gerar problemas como depressão, entre outros. Um dos principais efeitos desse processo é uma relação não saudável com a alimentação.
Repensando as formas de pensar sobre boa alimentação
Achar que comer bem está associado necessariamente a uma dieta restritiva com o objetivo de perder peso pode levar as pessoas a acharem que devem se alimentar pensando apenas nos valores nutricionais, sem levar em conta que a refeição pode significar mais do que apenas um ato de sobrevivência.
Essa forma de encarar a alimentação, longe das pressões estéticas estabelecidas pela sociedade, tem reflexo não só no corpo, como na mente. Atualmente, por exemplo, tem crescido o número de pessoas com dismorfia corporal e com transtornos alimentares, angustiadas pelas pressões da sociedade contemporânea.
Desconstruindo a ideia de dieta restritiva
Procurar estabelecer outros vínculos com a comida, entendendo o que funciona ou não para você, para além de receitas pré-estabelecidas por revistas, celebridades ou influenciadores, é um passo importante para instituir hábitos alimentares saudáveis (para o corpo e para a mente).
A alimentação intituitiva parte de um processo de reconexão do indivíduo com o seu corpo, entendendo que cada pessoa é única e, assim, seus corpos têm comportamentos particulares.
Ouvir seu corpo e perceber o que funciona para você, como sua fome opera, quando a saciedade já foi atingida, entre outros fatores, pode te ajudar a perceber a alimentação - e a vida - de forma diferente. Comer é um processo que envolve também afeto, desejo e felicidade. A comida pode ser, também, cultura, representante de identidades, por exemplo.