Por que devemos viver no presente
Vocês me permitam trazer aqui uma citação clichê de uma animação que eu amo - "Kung Fu Panda" - para ilustrar uma ideia que muitos já ouviram falar, mas poucos têm consciência do significado: "o passado é história, o futuro é mistério e o agora é uma dádiva, por isso se chama presente".
A gente fica tão preso às obrigações do dia a dia que meio que damos a vida por garantida, como se ela sempre fosse estar lá - aliás, como se sempre fôssemos estar aqui. Com tanta sobrecarga e ansiedade, esquecemos de viver a única coisa que realmente temos à disposição: o presente.
Viver o presente: por que é difícil?
Viver o presente é mais difícil do que parece. Isso porque, desde cedo, nós somos instruídos a viver no futuro. Por conta disso, somos levados a cumprir uma série de obrigações sociais que ouvimos em casa, na escola e na mídia de uma maneira geral.
"Escolha uma carreira para a vida toda". "Trabalhe 11 meses para aproveitar um mês de descanso e usufruir do que você juntou". "Trabalhe muito para dar um bom futuro para a sua família, mesmo que isso signifique ser ausente e distante".
Longe de fazer um clamor contra o trabalho, inclusive porque quase ninguém nesse mundo pode se dar a esse luxo. Mas é importante ressaltar trabalho excessivo deteriora nossa saúde física e mental, enfraquece nossos afetos e nos afasta de nós mesmos. Nos afasta do presente.
É importante focar no presente
E se a gente focasse no presente? Podemos conseguir isso se despertarmos a consciência sobre o que se vive hoje. O que se sente, o que se diz, o que se faz e, sim, o que se come e como se come afinal, como sempre falo aqui, é importante ressaltar a alimentação intuitiva.
Isso inclui entendermos que não somos máquinas. Somos falhos, temos limitações severas, e não podemos dar conta da velocidade e intensidade a que somos induzidos diariamente. Até para ter sucesso em qualquer âmbito da vida é preciso ter equilíbrio, calma e planejamento - não ansiedade.
Como eu li uma vez, a consciência de si é uma antena que te ajuda a prestar atenção em você mesmo. Ela te leva para aquela canção de Gilberto Gil que deveria ser o mantra de todos nós: "o melhor lugar do mundo é aqui e agora".