O medo do biquini e da exposição corporal
Expor o corpo em uma sociedade que cobra a "perfeição" feminina à exaustão nos coloca diante de uma série de dilemas e questionamentos opressores e estigmatizantes. Para muitas mulheres, o ato de vestir um biquíni pode ser uma das coisas mais difíceis que existem. São tantas questões envolvidas, que fica difícil dimensionar essa dificuldade socialmente imposta.
Somos ensinadas que nossos corpos devem ser vitrines de padrões de beleza limitados. E se não obedecermos a esses padrões, devemos esconder nossos corpos e mantê-los apenas para nós mesmas. Caso não respeitemos essa regra tácita, seremos submetidas ao castigo da rejeição, da humilhação e do constrangimento - dos homens, das outras mulheres e de nós mesmas.
Padrões corporais na sociedade
Dobrinhas não são permitidas. Nem celulites, estrias ou quaisquer protuberâncias corporais. Ah, e os pêlos devem estar todos aparados, das axilas às pernas. Afinal, seremos submetidas a diversos olhares de julgamento - sobretudo os masculinos - e devemos nos manter alinhadas ao que se entende por "desejável" pelos homens. Parece que nem em momentos de lazer podemos ser realmente livres, e que temos que ser necessária e excessivamente sexuais. Cabe a nós, e a mais ninguém, curtirmos nossa sensualidade e sexualidade da maneira como bem entendermos.
Medo de usar biquini
Para não passar pelo constrangimento de serem julgadas, muitas mulheres escondem seus corpos embaixo de camisetas e maiôs, quando não evitam frequentar praias e piscinas em dias mais cheios. Antes mesmo de sair de casa, já bate a ansiedade imaginando quem estará nesses ambientes e se haverá muitas pessoas para julgá-las pelos corpos que têm.
O biquíni não deve ser usado como um instrumento de opressão, vergonha e omissão dos nossos corpos. Ele deve ser usado como um acessório que nos ajuda a curtir momentos de lazer, diversão e bem estar com os nossos corpos. Não há nada mais gostoso do que ter um corpo - e uma mente - livre de estigmas, pressões estéticas e do julgamento alheio. Coloca teu biquíni e teu corpo pra jogo. Corpo de verão é aquele que recebe sol, amor e liberdade