Corpos visíveis e invisíveis na mídia

Representatividade na mídia é um assunto amplamente discutindo que tem tudo a ver com visibilidade. Afinal, quando se ganha visibilidade na mídia, passa-se a representar várias outras pessoas. é importante ser reconhecido, se ver no outro, entender que temos valor e podemos - e devemos - ser vistos.

Vamos fazer um breve exercício mental? Deixa eu perguntar a vocês uma coisa: quais corpos são vistos na mídia? E quais corpos são escondidos? Ou em outras palavras, quais corpos têm visibilidade? E quais são tratados como se fossem invisíveis, como se não existissem?

Visibilidade e invisibilidade de corpos na mídia

Quem obtém visibilidade e ganha destaque em representações midiáticas positivas quase sempre são os corpos ditos "modelares". E eles quase sempre estão alinhados a uma ideia de magreza, músculos, branquitude, heterossexualidade e cisgeneridade.

As coisas parecem estar mudando aos poucos, lentamente. Muitas pessoas estão se atentando para a importância da representatividade, do poder de dar visibilidade às pessoas. Mas ainda quem vemos protagonizando novelas, fazendo a maioria dos comerciais e representando marcas, são os corpos "modelares".

Visibilidade aos corpos

Fazer-se visível, tornar-se visível, é um desafio grande, mas que vem sendo bancado por muita gente incrível que nos antecedeu. A disputa por visibilidade, reconhecimento e representatividade é contínua.

Ninguém deveria se sentir diminuído e ser excluído por ser quem é. Todos os corpos merecem e devem ser vistos e viver uma vida plena e feliz. Sem as neuras de idealizações corporais que acarretam tantos transtornos alimentares perigosos e condições de saúde mental complicadas.

Ampliar debates

Não há solução fácil para isso, mas acho que a insistência no debate é uma arma potente que temos à disposição na briga para sermos visibilizados e reconhecidos com toda a dignidade e humanidade a que temos pleno direito.