Política e alimentação estão mais conectadas do que se imagina
O que comemos - e como comemos - é influenciado por vários fatores. Alguns, parecem mais evidentes, como, por exemplo, a influência da família, a cultura da região onde nascemos, comidas às quais temos acesso mais facilmente ou com as quais construímos relações afetivas. Outros, no entanto, muitas vezes passam despercebidos, mas têm impacto direto nas nossas vidas. É o caso da atuação das grandes empresas do ramo de alimentação e bebidas nas políticas de saúde pública e de propaganda.
E como esses mecanismos acontecem? Quase sempre, motivados por pressões financeiras. As Big Foods e Big Sodas, como são chamadas essas empresas de alimentos ultraprocessados e de bebidas adocicadas, por vezes agem para deslegitimar pesquisas científicas que apontem os malefícios de seus produtos e também investem muito dinheiro no lobby político, a fim de impedir a regulação das propagandas para determinados públicos, como o infantil.
Isso tem impacto direto na nossa vida diária, pois, somos também atravessados pelos estímulos da publicidade e da facilidade de acesso a alguns alimentos. Se comprar ultraprocessados é mais barato do que produtos naturais, diante da insegurança alimentar que muitos brasileiros enfrentam, é esse tipo de alimento que eles irão consumir.
Isso quer dizer que é errado consumir determinados alimentos? Não. As escolhas são parte dos nossos processos individuais. Mas, é importante que tenhamos um processo claro em relação ao que chega à nossa mesa. Quanto mais informação, com seriedade e cuidado, melhor para que tomemos nossas decisões.
Para quem quer saber mais sobre o assunto, ele é abordado com profundidade no “Dossiê Big Food: como a indústria interfere em políticas de alimentação”, da ACT - Promoção da Saúde, com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, disponível para download gratuitamente. É importante estarmos atentos a essas questões para que possamos consumir nossos alimentos com consciência e também lutemos por uma sociedade mais igualitária e justa para todos.